Imagine o quão diferente um pedaço de peru com batatas poderia ficar com um chutney forte e ácido.
Ácido. É o que falta no Dia de Ação de Graças, e o que ele precisa — pense em todas as pessoas que vêm à sua mesa de jantar com um paladar mais amplo do que o que peru e batatas podem oferecer. Esses pratos não são exatamente conhecidos por tempero, brilho e calor. Muitas culturas resolvem esse problema com condimentos, salsas ou chutneys, e não há nenhuma boa razão para que você não possa usá-los na sua mesa de feriado.
Os três condimentos sobre os quais falarei abaixo — chutney de coentro com menta, crisp de pimenta picante e salsa de manga com abacaxi — não são apenas preparados com antecedência, eles geralmente melhoram depois de um ou dois dias. Eles não ocupam muito espaço (no prato ou no seu estômago) e são completamente opcionais se alguns dos seus convidados não gostarem do toque extra. Eles oferecem uma maneira fácil de deixá-los personalizar suas refeições, e a melhor parte é que você não precisa escolher qual deles fazer — qualquer um ou todos eles podem facilmente viver lado a lado na sua mesa.
Chutney de coentro e menta
O chutney verde em que você mergulha seu naan e espalha em seu tandoori tem um nome: Dhaniya Pudhina Chutney. Hortelã e coentro são os principais ingredientes dessa combinação fresca e crua. Você joga todos os ingredientes no seu liquidificador e o que sai fica perfeitamente unido. Você pode até decidir quanto calor deseja adicionar. O suco de tamarindo dá um pouco de doçura, embora você possa usar suco de limão em uma pitada; você obterá profundidade adicional com o cominho e o gengibre torrados. Imaginar um pouco disso em uma mordida de peru deixa minha boca feliz — a complexidade do tempero certamente elevará a carne.
Ingredientes
- 2 xícaras de coentro fresco, incluindo talos
- 1 xícara de folhas de hortelã (hortelã verde ou outra hortelã picante)
- Um pedaço de gengibre de uma polegada, descascado
- 3 dentes de alho médios, descascados
- 3 colheres de sopa de semente de cominho
- 2 colheres de sopa de suco de tamarindo ou suco de limão
- 1 colher de sopa de mel
- 1-2 pimentões verdes, escolha com base no nível de ardência que você gostaria. Jalapenos para mais picante, pimentões italianos para mais suave
- Sal a gosto
- ½ xícara de água
O que fazer
- Adicione as sementes de cominho a uma frigideira em fogo médio baixo e continue mexendo a panela enquanto as sementes esquentam. Continue fazendo isso até sentir o cheiro do cominho, o que significa que ele está assando. Continue mexendo a panela para que as sementes não queimem, por mais um minuto, e então retire do fogo.
- Pique os pimentões, retirando os talos e as sementes.
- Adicione o coentro, a hortelã, o gengibre, o alho, o cominho, as pimentas e o suco ao liquidificador. Pulse o liquidificador até obter uma pasta lisa. Adicione o mel e bata novamente.
- Adicione água, uma ou duas colheres de sopa de cada vez, até atingir a consistência desejada.
- Tempere com sal a gosto.
Chili crocante picante
Se picante não é sua praia, então isso pode parecer um inferno, mas diferentes chili crisps têm crescido em popularidade recentemente por um motivo — chili crisp oferece calor a um prato, claro, mas também camadas sutis. Usar diferentes chilis, chalotas, pimenta-do-reino e alho, e deixá-los crocantes no óleo, permite que a acidez de cada um suavize para que todos se misturem. Porque chilis, como seus parentes, não são todos picantes. (Cada um deles tem perfis de sabor complexos, então escolha o seu com cuidado… os pimentões, não os dos seus sogros.) Uma colherada de textura crocante e calor combinada com batata-doce ou peru trará um novo nível de sabor à mesa.
Embora o melhor chili crisp seja aquele que você compra no corredor de molhos de um mercado asiático , você também pode fazer esta excelente receita de AA Newton .
Molho de abacaxi e manga
Se parece estranho levar essas frutas fora da estação para uma mesa de colheita, pense novamente. Já há muita doçura no Dia de Ação de Graças — na torta, nas batatas-doces, no recheio, nas bebidas. Uma salsa grossa, ácida e doce vai alegrar uma mordida de peru ou vegetais assados, e nenhum churrasco estaria completo sem uma adição frutada e brilhante como a Salsa de Piña (salsa de abacaxi) para unir os sabores. Seu paladar apreciará o descanso durante a refeição pesada
Ingredientes
- 1 1/2 xícaras de abacaxi fresco sem caroço
- 1 manga
- 1 pimentão vermelho
- 2 colheres de sopa de cebola roxa em conserva, ou 1 chalota se você não tiver cebola roxa em conserva
- 1 punhado de coentro fresco, incluindo os talos
- 4 limas
- ¼ xícara de azeite de oliva
- Sal e pimenta a gosto
O que fazer
- Pique o abacaxi, a manga e o pimentão no mesmo tamanho, um corte pequeno, mas não um dado. Se estiver usando cebola roxa, pique no mesmo tamanho.
- Se usar chalotas, corte-as em cubos ou fatias bem finas e adicione aos vegetais.
- Pique o coentro grosseiramente, incluindo os talos, e adicione ao restante.
- Coloque os limões no micro-ondas por vinte segundos e depois adicione o suco aos vegetais, tomando cuidado para não deixar cair nenhuma semente. Adicione o azeite de oliva e misture bem.
- Sal e pimenta a gosto, e deixe descansar em temperatura ambiente pelo menos quatro horas antes de servir. Prove novamente antes de servir, e ajuste o sal se necessário.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.